segunda-feira, 15 de abril de 2013

Eduardo resgata e doa acervo de D. Cici à Biblioteca Municipal


O vereador Eduardo Pinto (PV) deu um importante presente para a cultura e educação de Barroso. Em um trabalho conjunto com o historiador barrosense Wellington Tibério, Eduardo resgatou e doou a Biblioteca Municipal, 180 livros do acervo da primeira diretora do FAPI, professora Georgina Corsina Pinto (1916-2010), uma das mais importantes educadoras de Barroso.

O acervo estava abandonado em um “topa tudo” e foi encontrado por Tibério, que sugeriu que fosse adquirido pelo vereador. Entre as obras doadas estão livros de conhecimento, história, geografia, religião, música, dicionários e importantes obras de línguas como francês, português e latim.

“Espero estar contribuindo para cultura e educação barrosense. Entendo que atitudes como está vêm valorizar nossa história e nossos personagens históricos” diz Eduardo. 

Livros barrosenses
O acervo trouxe ainda boas surpresas, como duas importantes obras barrosenses. O raro “Compêndio do segundo ano primário” (1961) de autoria da própria Dona Cici e sua irmã Terezinha Pinto, que registra a história, economia e a situação geográfica do município.  

A outra obra barrosense é o livro do ex-prefeito Geraldo Napoleão de Souza “Barroso – Subsídios para a História do Município”. O livro foi escrito em 1979 para relatar momentos históricos como a emancipação e os primeiros vinte cinco anos do município. “Na minha opinião o livro é o mais importante documento histórico de Barroso” diz o vereador, que doou esta obra para a Secretaria Municipal de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.